Cap. I: Governo Vargas (1930-1954) Neste capítulo buscaremos apresentar o desenvolvimento do governo de Getúlio Vargas e sua Política Externa nos diferentes períodos de seu governo.
1.1 - Anos de incerteza (1930-1937) Neste subtópico analisamos o período do Governo Provisório de Getúlio Vargas junto aos tenentes no poder como pilares de sustentação política, o que impossibilitou a constitucionalização imediata do país pós Revolução, resultando num processo gradativo de transição constitucional.
1.2 - O Estado Novo (1938-1945) Neste subtópico analisamos o período da era Vargas que é marcado por um poder fortemente autoritário que buscava a criação de uma identidade nacional favorável através do controle dos meios midiáticos.
1.3 - Governo Democrático (1951-1954) Neste subtópico analisamos o retorno de Getúlio Vargas à presidência do Brasil e a Política Externa adotada como forma de lançar o país em um plano desenvolvimentista através de cooperação internacional.
Cap. II: A política externa dos EUA (1945-1954) Neste capítulo trataremos da política externa dos EUA no imediato pós-Segunda Guerra Mundial até o início da Guerra Fria, analisando quais foram as doutrinas adotadas pelos EUA que levaram ao aumento das tensões internacionais.
2.1- Truman, NSC 68 e a reorientação da política externa dos EUA Este subtópico tratará da política externa do governo Truman em específico, detalhando como sua política externa diverge dos governos anteriores, sendo o NSC 68 um dos documentos essenciais para o entendimento da nova orientação política do governo Truman,, especialmente a importância dada por este para a Europa, em detrimento da América Latina.
Cap. III: A relação entre EUA e o 2º Governo Vargas (1951-1954) Este capítulo centra no tema específico do trabalho, a relação entre o 2º governo Vargas e os EUA, no momento em que este está reorientando sua política externa para lidar com a ameaça soviética, com foco especial na reconstrução da Europa e na contenção do comunismo.
3.1 - O Fracasso da Comissão Mista Brasil Estados Unidos (1950-1954) Neste subtópico analisamos o plano norte americano de assistência técnica aos países da América Latina (especificamente ao Brasil), conhecido como o Ponto IV, paralelo ao Plano Marshall.
3.2 - Cooperação na Guerra da Coréia (1950-1953) Neste subtópico analisamos o suporte dado aos EUA durante o conflito da Guerra da Coréia e a estratégia adotada por Vargas para não perder a cooperação bilateral com os norte-americanos e atender à pressão do povo internamente.